Considerando a atual situação de pandemia COVID-19, e as perspetivas de evolução da situação nos próximos meses, que impossibilitam ou limitariam a realização da ConfOA 2020 de modo presencial na Universidade do Minho, a Comissão Organizadora da ConfOA decidiu manter a realização da Conferência deste ano nas datas previstas, de 6 a 8 de outubro, mas em formato virtual e online, com programa e horários que serão ajustados de forma a permitir a participação de toda a comunidade luso-brasileira.

Os trabalhos selecionados e apresentados na ConfOA 2020 serão publicados, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores. Manteremos o prazo de submissão dos trabalhos para a Conferência até ao dia 30 de abril de 2020, tal como divulgado anteriormente e renovamos o apelo para a apresentação de propostas sobre os temas definidos na chamada de trabalhos.

Na decisão da Comissão Organizadora de manter a realização da ConfOA foi importante a consciência da necessidade de reafirmar a Ciência Aberta como instrumento fundamental para enfrentar os desafios colocados pela pandemia, no presente e no futuro. Mais do que nunca, é tempo de Ciência Aberta ao serviço da humanidade, e por isso a ConfOA não poderá deixar de realizar-se. 

Mesmo virtualmente faremos mais uma grande ConfOA. E encontramo-nos-emos todos em 2021, de forma presencial, em Braga, na Universidade do Minho para a realização da 12ª ConfOA.

Recomendado