Avançar para o conteúdo

12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta – chamada de trabalhos

A 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) irá realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021. Dando continuidade ao êxito das edições anteriores e mantendo a parceria existente desde 2010, o evento é organizado pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Com o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, a 12ª ConfOA pretende consolidar o alargamento do âmbito da Conferência, abrangendo as diversas dimensões da  Ciência Aberta. O tema deste ano pretende também sublinhar alguns dos valores que devem estar associados à Ciência Aberta: a diversidade (reconhecendo e acolhendo vários modelos, soluções e experiências), a inclusão (garantindo que Ciência Aberta é de todos e para todos, e evitando a exclusão de áreas científicas ou regiões) e a sustentabilidade (procurando soluções e modelos eficientes, orientados a minimizar os custos e a maximizar os benefícios para toda a comunidade).

A ConfOA pretende reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o Acesso Aberto à Informação Científica e os Dados de Investigação. A ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

Assim, convidamos a comunidade a apresentar propostas de trabalhos sobre os seguintes temas:

·         Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas

o   Repositórios digitais – institucionais, temáticos, de dados de investigação ou de património cultural

o   Revistas científicas de Acesso Aberto

o   Inovação na comunicação científica para a Ciência Aberta

o   Publicação institucional em Acesso Aberto

o  Gestão de Dados de Investigação e dados FAIR

o   Definição, análise e avaliação de políticas institucionais e de financiadores

o   Modelos e padrões de metadados

o   Preservação Digital

o   Direitos de autor e Acesso Aberto

·         Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto

o   Ética, Integridade da Investigação e RRI (Responsible Research and Innovation /Investigação e Inovação Responsáveis)

o   A avaliação da investigação e dos investigadores na transição para Ciência Aberta

o   Ciência Cidadã

o   Dados governamentais abertos

o   Desenvolvimento e comunidades de software livre para a promoção do Acesso Aberto e da Ciência Aberta

o   Outras práticas de conhecimento aberto (hardware e software livre, educação aberta)

·         Gestão de informação de Ciência e Tecnologia

o   CRIS – Sistemas de Gestão de informação de Ciência e Tecnologia

o   Interoperabilidade entre sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica

o   Normas e diretrizes

o   Identificadores persistentes

Acolheremos propostas sobre estes temas, bem como outros temas relacionados com os aspetos políticos, sociais, organizativos ou técnicos relacionados com o Acesso Aberto e a Ciência Aberta.

Processo de apresentação de propostas:

A submissão de trabalhos é efetuada em: http://conferencias.rcaap.pt/ onde será desenvolvida a avaliação dos trabalhos. Consulte abaixo as orientações para cada tipo de proposta e respetivo modelo de apresentação.

Comunicações (Apresentação oral de 15 minutos)

As propostas para comunicação devem ter um mínimo de 2 páginas e um máximo de 4 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de comunicação). As propostas devem apresentar investigação ou desenvolvimento originais, privilegiando-se os trabalhos que relatem casos gerais (ou seja relativos a mais do que uma instituição ou sistema) e/ou que tenham relevância para uma audiência alargada.

As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como comunicações, poderão ser consideradas para apresentação como Pecha Kucha ou Póster.

Demos

Convidamos a apresentação de propostas , que devem ter 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de Demo), de Demos de ferramentas, produtos e serviços com potencial interesse para a promoção e o apoio às práticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta. As Demos serão apresentadas durante a ConfOA (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos Demos após a aceitação das propostas).

Pecha Kuchas

Os Pecha Kucha são apresentações de 7 minutos, com o máximo de 24 slides. As propostas deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta Pecha Kucha). As propostas de Pecha Kucha podem apresentar trabalhos de investigação e desenvolvimento recentes ou em conclusão, e eventualmente casos concretos e localizados, mas com interesse e relevância geral.

As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como Pecha Kucha poderão ser consideradas para apresentação como Póster.

Painéis

As propostas de painel deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de painel). As sessões de painel devem versar sobre temas e assuntos (das tecnologias às políticas) que tenham potencial interesse para a maioria dos participantes na ConfOA. Os painéis devem incluir diversos participantes como apresentadores (e desejavelmente com diversidade de pontos de vista, contextos, etc.). O painel deve prever tempo para pequenas apresentações dos integrantes do painel, e tempo para discussão com a audiência. O tempo total do painel será de 90 minutos.

Pósteres

Convidamos a apresentação de propostas de pósteres, que devem ter 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de póster), que servem para apresentar trabalho ainda em desenvolvimento ou experiências locais. Os pósteres serão exibidos em formato papel ou formato digital (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos pósteres após a aceitação das propostas), e serão apresentados oralmente na sessão “O meu Póster num minuto”.

Workshops e Tutoriais

Convidamos a apresentação de propostas de workshops e tutoriais sobre aspetos práticos ou teóricos relacionados com os temas da conferência. Deve ser utilizado o modelo de proposta de workshop ou tutorial, e a proposta de tutorial deve contemplar os seguintes aspetos:

  • O assunto e que conhecimentos se pretende transmitir
  • A dimensão da sessão (90 minutos, 180 minutos, ou dia completo)
  • O público-alvo e o número desejado de participantes
  • Os resultados de aprendizagem para os participantes
  • Requisitos tecnológicos e de espaço

Processo de avaliação

Todas as propostas de comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por dois membros da Comissão Científica (um do Brasil e um de Portugal) e as propostas de Demo, Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora.

Aproximando-se das práticas de revisão por pares aberta, crescentemente defendidas como prática de Ciência Aberta, também nesta edição da ConfOA a identidade dos autores e dos avaliadores de cada trabalho será dada a conhecer.

Datas importantes:

06 de janeiro de 2021: Chamada de trabalhos

31 de março de 2021 14 de abril de 2021: Fim do prazo para apresentação de propostas

00H de Lisboa – Portugal

21H de Brasília – Brasil

14 e 15 de junho de 2021: Notificação da aceitação das propostas

Só serão aceites propostas na língua portuguesa, privilegiando-se a importância do português como língua da ciência.