Workshop de 03 horas – 09h00 – 12h00
08 de setembro de 2025
Presencial – Local: (a definir)
Formadores:
Claudia V. Angelelli – Universidade Heriot-Watt (UHW)
Maico Roris Severino – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Geisa Müller – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Objetivo: Apresentar o projeto “Despertando o Pensamento Crítico em Comunidades Vulneráveis contra a Desinformação”, desenvolvido no Brasil, a partir da concepção de um jogo sério como prática de gamificação. A iniciativa utiliza essa abordagem lúdica como estratégia de engajamento em projetos voltados à ciência cidadã, promovendo ações educativas e reflexivas. Projeto realizado pela Universidade Federal de Goiás em cooperação com a Universidade Heriot-Watt (UHW), contemplada com edital da United Kingdom Research and Innovation (UKRI), Arts and Humanities Research Council (AHRC).
Programa:
- Apresentação do Projeto (30 minutos):
Contextualizando a Ciência Cidadã;
Objetivo do Projeto e concepção;
Os participantes e as comunidades alvo;
Metodologia e abordagem participativa – princípios para uma ciência cidadã - As intervenções (30 minutos);
Pensamento Crítico – Taxonomia de Bloom;
Círculos de Conversa;
Formação e papel dos Pesquisadores Locais - Gamificação e Jogos Sério – objetivos e potenciais (45 minutos)
O Jogo Sério e o formato;
Pensamento crítico no Jogo;
Narrativa do jogo e personagens;
Dinâmicas: personagens, cartas e materiais visuais;
Conexão Jogo-Realidade - Intervalo (15 minutos)
- Experiência prática: Jogo (60 minutos)
Os participantes são organizados em grupos e convidados a participar do jogo
Requisitos /expectativas para os Participantes:
Não há nenhum requisito para os participantes, uma vez que os apresentadores irão introduzir o tema e exibir o jogo a partir de um projeto desenvolvido no Brasil com comunidades vulneráveis. Os participantes vão acompanhar o processo de concepção e desenvolvimento do jogo e, depois, vão ter uma experiência prática jogando para serem inspirados a desenvolver suas próprias iniciativas de gamificação em ciência cidadã.