Avançar para o conteúdo

17ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta – chamada de trabalhos

A 17ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em 2026, regressa a Portugal e será acolhida pela Universidade do Algarve de 06 a 09 de outubro.

A ConfOA é o principal evento que reflete e discute a Ciência Aberta em língua portuguesa. O tema da 17ª edição é “Ciência Aberta na Era da Inteligência Artificial”. 

A ConfOA reúne as comunidades dos países lusófonos que realizam atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes. Assim, a ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas. 

Para fortalecer o compromisso com as boas práticas de Ciência Aberta, o evento mantém a adoção da revisão por pares aberta; exigência da disponibilização dos dados de investigação utilizados nos trabalhos; utilização de identificadores persistentes dos autores para os trabalhos aceites e publicados. 

A exigência de disponibilização dos dados de investigação deverá ser cumprida através do depósito num repositório confiável, que atribua identificadores persistentes aos conjuntos de dados, e da respectiva citação no trabalho submetido. Caso o(s) autor(es) esteja(m) vinculado(s) a uma instituição que já possua um repositório de dados, os conjuntos de dados da sua investigação podem ser aí depositados. Não existindo um repositório de dados disponível na instituição de vínculo, os autores  são convidados a utilizar o repositório Deposita Dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) (https://depositadados.ibict.br/), preparado para receber conjuntos de dados de investigadores brasileiros e do exterior. Em alternativa, os autores também podem optar por repositórios generalistas, tais como o Zenodo (https://zenodo.org), o Dryad (https://datadryad.org), entre outros.

Convidamos a comunidade a apresentar propostas de trabalhos sobre os seguintes temas: 

Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas 

  • Repositórios digitais: institucionais, temáticos, de dados de investigação ou de património cultural 
  • Revistas científicas de Acesso Aberto 
  • Novos modelos na comunicação científica
  • Publicação institucional em Acesso Aberto 
  • Gestão de Dados de Investigação e princípios FAIR 
  • Definição, análise e avaliação de políticas institucionais e de financiadores 
  • Modelos e padrões de metadados 
  • Preservação Digital 
  • Direitos de autor, Acesso Aberto e Ciência Aberta

Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto 

  • Ética, Integridade da Investigação e RRI (Responsible Research and Innovation / Investigação e Inovação Responsáveis) 
  • A avaliação da investigação e dos investigadores na transição para Ciência Aberta
  • Inovação para a Ciência Aberta 
  • Ciência Cidadã 
  • Dados governamentais abertos 
  • Desenvolvimento e comunidades de software livre para a promoção do Acesso Aberto e da Ciência Aberta 
  • Outras práticas de conhecimento aberto (hardware e software livre, educação aberta) 

Ciência Aberta e Inteligência Artificial (IA)

  • Ética, transparência e responsabilidade no uso de IA
  • Governança de dados com uso de IA
  • Modelos preditivos e sistemas de recomendação
  • Utilização de ferramentas de IA nos processos de criação, curadoria e disseminação do conhecimento científico
  • Utilização de IA nas infraestruturas de informação científica
  • Impacto dos bots de IA nas infraestruturas de informação científica (repositórios, plataformas de publicação)
  • Políticas institucionais para o uso da IA
  • Regulamentação legislativa para o uso da IA

Gestão de informação em Ciência e Tecnologia 

  • CRIS – Sistemas de Gestão de Informação de Ciência e Tecnologia 
  • Interoperabilidade entre sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica 
  • Normas e diretrizes 
  • Identificadores persistentes 

Acolheremos propostas sobre esses temas, bem como outros temas relacionados com os aspectos políticos, sociais, organizacionais ou técnicos alinhados com a Ciência Aberta.

Processo de apresentação das propostas:

A submissão de trabalhos deve ser realizada através do link https://recal.rcaap.pt/, onde será desenvolvida a avaliação dos trabalhos para os formatos de comunicação, pecha kucha e póster. As propostas de comunicação e pecha kucha  terão de ser submetidas com o texto completo. As propostas de póster terão de ser submetidas com o texto descritivo do seu conteúdo.

Os trabalhos nos formatos de demo, painel e workshop e tutorial devem ser submetidos através do link https://recal.rcaap.pt/, e serão avaliados pela comissão organizadora em plataforma específica para esse efeito, dado que não são publicados.

A partir desta edição da ConfOA 2026, os trabalhos aprovados nos formatos de comunicação, pecha kucha e póster passam a ser publicados na Revista Científica de Ciência Aberta (ReCAL) de forma permanente.

Todos os trabalhos aprovados, nos diferentes tipos de formatos, serão depositados na comunidade da ConfOA no Zenodo.

Consulte abaixo as orientações para cada tipo de proposta completa e respectivo modelo de apresentação. 

Comunicação (Apresentação oral de 15 minutos)

As propostas para comunicação devem ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de comunicação).  As propostas devem apresentar pesquisas ou implementações práticas originais relacionadas com Ciência Aberta , privilegiando-se os trabalhos que relatem casos gerais (ou seja, relativos a mais do que uma instituição ou sistema) e/ou que tenham relevância para uma audiência abrangente.

As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como comunicações, poderão ser consideradas para apresentação como Pecha Kucha.

Todas as informações contam para o limite máximo das 15 páginas.

Demo (Demonstração)

As propostas de Demos devem ter no máximo 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de Demo), de demonstração de uso e operacionalização de ferramentas, produtos e serviços com potencial interesse para a promoção e o apoio às práticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta. As Demos serão apresentadas durante a ConfOA e consistirá numa apresentação com 20% do seu tempo para abordar questões teóricas (ou seja, 2 ou 3 slides) e os restantes 80% efetivamente uma demonstração.

Todas as informações contam para o limite máximo de 1 página.

Painel 

As propostas de Painel deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de painel). As sessões de painel devem versar sobre temáticas (das tecnologias às políticas) com potencial interesse para a maioria dos participantes na ConfOA. Os painéis devem incluir diversos participantes como apresentadores (e desejavelmente com diversidade de pontos de vista, contextos, etc.), sendo privilegiadas as propostas que incluam participantes de mais de uma nacionalidade. O painel deve prever tempo para pequenas apresentações dos integrantes do painel, e tempo para discussão com a audiência. O tempo total do painel será de 90 minutos. A dinâmica da realização de um painel aprovado é da exclusiva responsabilidade dos autores da proposta.

Todas as informações contam para o limite máximo das 02 páginas.

Pecha Kucha (Apresentação oral de 7 minutos)

Os trabalhos no formato de Pecha Kucha são apresentações orais de 7 minutos, com o máximo de 24 slides. As propostas deverão ter um mínimo de 4 página e um máximo de 8 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta Pecha Kucha). As propostas em formato de Pecha Kucha podem apresentar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento recentes ou em conclusão, e eventualmente casos concretos e localizados, mas com interesse e relevância geral.

As propostas com qualidade e relevância que não forem aceitas  como Pecha Kucha poderão ser consideradas para apresentação no formato Póster.

Todas as informações contam para o limite máximo das 08 páginas.

Pósters

As propostas para Pósters deverão ter no máximo 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de Póster), cujo tempo de apresentação será de 1 minuto e, em geral são destinadas à apresentação de trabalhos ainda em desenvolvimento ou experiências locais. Os Pósters serão exibidos no local da Conferência em formato papel (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos Pósters após a aceitação das propostas), e a versão digital deverá ser enviada para a Comissão Organizadora. Os Pósters serão apresentados oralmente na sessão “O meu Póster em um minuto”.

Todas as informações contam para o limite máximo de 2 páginas.

Workshop e Tutoriais

As propostas de workshops e tutoriais deverão ter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (ver e utilizar o modelo de propostas de workshop e tutorial).

Convidamos a apresentação de propostas de workshops e tutoriais sobre aspetos práticos ou teóricos relacionados com os temas da conferência. Deve ser utilizado o modelo de proposta de workshop ou tutorial. A proposta de tutorial deve contemplar os seguintes aspetos:

  • O assunto e que conhecimentos se pretende transmitir
  • A dimensão da sessão (90 minutos, 180 minutos, ou dia completo)
  • O público-alvo e o número desejado de participantes
  • Os resultados de aprendizagem para os participantes
  • Requisitos tecnológicos e de espaço

Todas as informações contam para o limite máximo das 02 páginas.

Processo de avaliação:

Todas as propostas de Comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por, pelo menos,  dois membros da Comissão Científica. As propostas de Demo, Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora.

Aproximando-se das práticas de revisão por pares aberta, amplamente defendidas como prática de Ciência Aberta, também nesta edição da ConfOA a identidade dos autores e dos avaliadores de cada trabalho será revelada. 

Datas importantes: 

04 de dezembro 2025: Chamada de trabalhos 

16 de março 2026: Fim do prazo para apresentação de propostas 

  • 23h59 de Lisboa, Portugal 
  • 20h de Brasília, Brasil

01 a 02 de junho 2026: Notificação da aceitação das propostas