A curadoria de repositórios e a disseminação em portais de pesquisa

Workshop de 3h – 09h00 – 12h00
04 de outubro de 2019

Usando como base de experiência as redes de repositórios nacionais (Portugal, Brasil e restantes nós do La Referencia), pretende-se demonstrar a importância de organizar de acordo com as diretrizes internacionais os repositórios ou revistas científicas, permitindo uma melhor integração com outros serviços, nomeadamente os respetivos portais nacionais, mas também com outros sistemas. Só com a gradual melhoria de metadados descritivos se poderá vislumbrar o desenvolvimento de serviços nos diferentes níveis, institucional, nacional e internacional.  Este workshop pretende sensibilizar os gestores de ciência para a forma como devem curar a informação e quais as ferramentas ao dispor para essa tarefa.

Formato e conteúdo

O formato será expositivo e com uma componente prática muito presente como forma de exemplificar os processos de curadoria e respetivas consequências.

Resultados de aprendizagem

Com este workshop, os formandos serão capazes de reconhecer as principais diretrizes para descrição dos trabalhos, usar ferramentas para caracterização do repositório e identificação dos erros, e finalmente, terão uma noção mais clara dos processos ativos e passivos de disseminação da informação que partilham e do seu impacto noutros sistemas.

Formadores

José Carvalho, Universidade do Minho
Washington Ribeiro, IBICT
Lautaro Matas, LA Referencia
Raquel Truta, Universidade do Minho
Paulo Lopes, FCT/FCCN

Inscrições