Avançar para o conteúdo

Orador convidado – Frank Miedema

Frank Miedema é Vice-Reitor para a Investigação na Universidade de Utrecht, professor de Ciência Aberta, e presidente do Programa de Ciência Aberta da Universidade de Utrecht (https://www.uu.nl/en/research/open-science). Estudou bioquímica na Universidade de Groningen, especializando-se em Imunologia, com um minor em Filosofia da Ciência. Obteve o doutoramento na Universidade de Amesterdão no Laboratório Central do Serviço de Transfusão de Sangue (CLB), atualmente Sanquin. A partir de 1983, foi líder de projeto na área da imunovirologia do VIH/SIDA, como parte da Amsterdam Cohort Studies. Em 1996, foi nomeado professor titular na AMC/Universidade de Amesterdão e tornou-se Diretor da Sanquin Research em 1998. Em 2004, tornou-se chefe do Departamento de Imunologia no Centro Médico da Universidade de Utrecht. De janeiro de 2009 a março de 2019, foi reitor e vice-presidente do Conselho Executivo do Centro Médico Universitário de Utrecht.

Em 2013 é um dos promotores da Science in Transition (https://scienceintransition.nl/en) acreditando que é absolutamente necessário que o sistema de incentivos e recompensas académicas seja alvo de uma reforma. No contexto da Science for Science (artigos), considera que o impacto na sociedade deve ser mais valorizado e os intervenientes sociais devem ser envolvidos de forma mais integral na produção do conhecimento.

O outono de 2021 coincide com o lançamento do seu novo livro intitulado “Open Science, the very idea“, onde descreve os recentes desenvolvimentos na ciência, numa perspetiva histórica, sociológica, filosófica e numa perspetiva pessoal. A edição é da responsabilidade da Springer Nature.