Workshop Curto: 3 horas (manhã)

04 de outubro 2018

Este workshop visa sensibilizar os gestores de repositórios e editores de revistas para a importância da curadoria de dados com enfoque particular nos aspetos que dizem respeito ao cumprimento de legislação nacional como o depósito legal de teses e dissertações, assim como a regulamentos particulares de financiadores, nacionais e europeus. Além disso, visa a integração dos repositórios e revistas no quadro normativo do PT-CRIS e outras iniciativas internacionais para o alinhamento de práticas de gestão como as diretrizes OpenAIRE 4.0.

Como todo este contexto exige um pormenor maior na gestão de informação, serão apresentadas as futuras diretrizes de integração de recursos no Portal RCAAP, baseadas nas guidelines OpenAIRE 4.0, e a forma como estas obrigam a processos de curadoria da informação.

Finalmente, serão apresentadas integrações entre os repositórios e outros sistemas como o novo Portal RCAAP, o sistema de currículos Ciência Vitae e Dashboard do OpenAIRE e demonstrado o valor acrescentado.

O formato do workshop terá um misto de exposição dos conceitos e demonstração, quer através de tutoriais ou de demonstrações ao vivo. Possui ainda um espaço para discussão dos participantes.

Com este workshop pretende-se que a comunidade fique sensibilizada para a importância da curadoria de informação nos seus sistemas para alinharem em níveis de compatibilidade que lhes permite integrações que acrescentam valor ao conteúdo dos repositórios.

Audiência

Gestores de repositórios, bibliotecários, gestores de dados de investigação, programadores, gestores de ciência, profissionais de comunicação de ciência, editores académicos, gestores de tecnologias de informação (programadores, administradores de sistemas e gestores de tecnologias de informação).

Formato e conteúdo

O workshop incide sobre a gestão e curadoria de informação de repositórios científicos institucionais e revistas científicas para o cumprimento de diretrizes internacionais e as possibilidades de integração que estas permitem. Para tal, serão apresentados exemplos concretos e demonstrações dos sistemas em produção com uma discussão final para esclarecimentos de dúvidas dos participantes.

Resultados de aprendizagem

  • Desenvolver processos de curadoria no repositório ou revista
  • Conhecer as implicações práticas para o cumprimento de guidelines internacionais
  • Reconhecer o valor acrescido das integrações existentes desses sistemas

Formadores

José Carvalho, Universidade do Minho
Paulo Lopes, FCT-FCCN
Raquel Truta, Universidade do Minho
Carla Marques, Universidade do Minho

INSCRIÇÕES ESGOTADAS