Workshop Curto: 3 horas (tarde)

04 outubro 2018

Este workshop objetiva apresentar ferramentas e desenvolver práticas de curadoria de dados de pesquisa que podem ser utilizadas em instituições científicas, considerando-se desde a etapa da criação dos dados até a fase da sua reutilização.

No paradigma da e-Ciência, a Curadoria de Dados de Pesquisa se consolida como requisito necessário para o avanço científico e tecnológico. Especificamente, no contexto das instituições científicas, é consenso a emergência em se preservar dados produzidos durante os projetos de pesquisa visando sua reutilização. Vários tem sido os questionamentos e as inquietações acerca de como iniciar ou conduzir ações de curadoria de dados de pesquisa em tais instituições, especialmente em se tratando de sensibilizar e contar com a participação ativa de pesquisadores no processo de gerenciamento dos dados criados durante suas investigações.

Trata-se de uma formação voltada para profissionais que conduzem ou propõem iniciativas de curadoria de dados de pesquisa. Ademais, o workshop também está voltado para pesquisadores que necessitam gerenciar seus dados com autonomia.

Como resultado de aprendizagem, espera-se que os participantes se tornem aptos a iniciarem práticas de curadoria de dados de pesquisa, desde a criação de planos de gestão de dados até a disponibilização destes em uma base de dados de pesquisa.

Formato e conteúdo

  • Tópico 1: Apresentação e Sensibilização (15 minutos): utilizando-se uma ferramenta interativa, será feita uma enquete inicial verificando os conhecimentos prévios e percepções dos participantes sobre gestão de dados de pesquisa;
  • Tópico 2: Curadoria de Dados de Pesquisa: aspectos essenciais (30 minutos): Introdução com breve fundamentação teórica sobre o tema e apresentação da primeira ferramenta para a atividade prática;
  • Tópico 3: Plano de Gestão de Dados de Pesquisa (60 minutos): Criação de um plano de gestão de dados de pesquisa com base no pré-projeto ou projeto de cada participante utilizando-se o dmp-tool (DCC)
  • Tópico 4: Base de Dados de Pesquisa (60 minutos): Criação de uma coleção de dados de pesquisa utilizando-se a Base de Dados Dryad.
  • Tópico 5: Considerações finais e Encerramento (15 minutos).

Formadores

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás – Brasil
Daniela Francescutti Martins Hott, Câmara dos Deputados – Brasil
Sonia Aguiar Cruz-Riascos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil

Resultados de aprendizagem

Como resultados de aprendizagem, espera-se que os participantes estejam aptos a iniciarem práticas de curadoria de dados de pesquisa, desde a criação de planos de gestão de dados até a disponibilização destes em uma base de dados de pesquisa.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS