Workshop – 6 horas

4 de outubro 2018

O Workshop pretende formar formadores em ciência aberta, aumentando a sua capacidade para conceber, planear e conduzir ações de formação (presencial ou a distância/elearning) sobre a ciência aberta, e as suas dimensões principais, como o acesso aberto, os dados abertos, a ciência cidadã, entre outros,  com o apoio das ferramentas e conteúdos disponibilizados pelo projeto FOSTER Plus ((Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond).

 

O Workshop será organizado em três partes. A primeira parte será focada nos conteúdos de formação sobre ciência aberta, em especial na apresentação do Open Science Toolkit desenvolvido pelo FOSTER Plus, que é composto por dez cursos ou módulos. Para além da apresentação dos cursos que constituem o Toolkit, será também explorado o seu potencial de reutilização e analisada a forma como estes podem ser combinados em formações especializadas para diferentes públicos e perfis de utilização.

A segunda parte concentrar-se-á nos métodos, técnicas e ferramentas para organizar ações de formação mais eficazes, participadas e interativas, recorrendo ao FOSTER Open Science Training Handbook. Serão apresentados os diferentes modelos de formação, analisada a forma de definir objetivos de aprendizagem, como adequar os conteúdos formativos ao público e como avaliar o impacto da formação.  A exposição dos aspetos pedagógicos e organizativos da formação, será complementada com a apresentação e discussão dos exemplos de ações e exercícios reunidos no Handbook.

Finalmente, na terceira e última parte, os participantes serão convidados a pôr em prática os conhecimentos e técnicas anteriormente abordadas, realizando um exercício prático de conceção e planeamento de uma ação de formação sobre ciência aberta, com base nos conteúdos do FOSTER Toolkit e do Open Science Training Handbook, que no final da sessão será devidamente analisado, comentado e discutido.

Formato e conteúdo

I – Introdução ao Curso e à Ciência Aberta – formação teórica expositiva orientada por membros da equipa do projeto FOSTER Plus, discussão coletiva.

(Breve apresentação do curso e do projeto FOSTER Plus. Apresentação do Open Science Toolkit. Apresentação mais detalhada de 5 cursos do Toolkit e discussão com os participantes. Apresentação das “especializações” e “learning paths”).

II – Da teoria à prática da formação – formação teórica expositiva, discussão em grupos, exercícios práticos

III – Conceção e planeamento de uma ação de formação em ciência aberta – exercícios práticos, e apresentações pelos participantes.

(Exercício prático, em grupos de 3 a 5 pessoas, de conceção e planeamento de uma ação de formação sobre ciência aberta, ou sobre algum(ns) dos seus componentes – acesso aberto, dados abertos, etc.  Os trabalhos de grupo serão brevemente apresentados e discutidos no final).

Resultados de aprendizagem

  • Aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes dimensões e componentes da ciência aberta e os materiais disponíveis para serem usados em contexto de formação.
  • Conhecer métodos, técnicas, modelos e ferramentas que facilitam a realização de ações de formações eficazes.
  • Desenvolver as capacidades como formador sobre ciência aberta
  • Utilizar em ambientes de formação real os resultados do projeto FOSTER Plus

Formadores

Eloy Rodrigues, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Requisitos para os participantes

  • Conhecimentos prévios (pelo menos ao nível básico) sobre ciência aberta
  • Capacidade/oportunidade de realizar, como formador, pelo menos uma ação de formação sobre ciência aberta nos seis meses após a realização do workshop.
  • Recomenda-se que os participantes tragam um portátil ou um tablet.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS