Workshop Longo: 1 dia

01 de outubro 2018

O objetivo geral deste workshop é de proporcionar aos/às participantes uma compreensão global sobre os princípios e modo de funcionamento da edição eletrónica. É dinamizado pela equipa da OpenEdition, um portal que disponibiliza à comunidade científica internacional quatro plataformas de publicação e de informação em ciências sociais e humanas, de âmbito internacional: OpenEdition Books (Coleções de livros); OpenEdition Journals (Revistas); Calenda (calendário de eventos); Hypotheses.org (cadernos de investigação).

O programa da formação tem duas vertentes:

1. Apresentação geral do ecossistema da edição eletrónica, das principais normas e boas práticas (ex. normas OpenAire, interoperabilidade e complementaridade entre as diferentes plataformas, ORCID).

2. Exercício práticos do uso do software Lodel, um software de edição eletrónica em livre acesso desenvolvido pela OpenEdition :
● Apresentação da interface do software.
● Criação e edição de publicações e documentos.
● Funções avançadas: gestão dos índices, dos documentos anexos, das imagens e dos documentos multimédia e dos utilizadores. RSS Feeds.
● Aprendizagem da formatação de documentos nos softwares de processamento de texto com vista à sua importação para o Lodel.
● Dicas e sugestões de formatação.

A formação é destinada a qualquer pessoa que tenha um projeto de edição eletrónica com a plataforma OpenEdition Journals ou não. A formação prática destina-se a utilizadores do software Lodel e não a web designers. A instalação do software e o desenvolvimento das maquetes de sites com o Lodel não são abordados nesta formação.

A formação realiza-se no âmbito do projeto LusOpenEdition desenvolvido pelo CRIA e pela OpenEdition.

Local: ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, no dia 1 de outubro de 2018, das 10 horas até às 17 horas.

Inscrição: até o dia 09 de setembro. A participação é livre.

Contato: lus@openedition.org ou frederic.vidal@openedition.org

INSCRIÇÕES ESGOTADAS